Condomínio - Empoderamento Comunitário
- Rafael Silveira

- 25 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Essas publicações são uma reflexão subjetiva, que representam minha opinião, sempre flexível, as questões que vi, vivi, e ouvi, de condôminos, moradores, colegas e parceiros do segmento.
É totalmente possível discordar das reflexões que apresento. Elas não têm o motivo de convencer e formar opinião, mas sim de contribuir para uma construção positiva de relacionamento interpessoal, formal e informal, minimizando o impacto das chagas sociais que afligem todos nós brasileiros. A intolerância, o preconceito, o desrespeito, o egoísmo, a agressividade verbal, moral, psicológica e física, o assédio, a corrupção, como tantas outras características que conflitam diretamente com o princípio maior de amor como ao próximo.
Premissas registradas, Vamos ao que interessa!
O empoderamento comunitário, em uma definição mais simplória, consiste na criação de uma identidade para aquela comunidade, o despertar de um sentimento de territorialismo, pertencimento, proteção, preservação e envolvimento no desenvolvimento do coletivo e do bem coletivo.
A promoção desse conceito tem o potencial de influenciar positiva e significativamente todos os aspectos do ambiente condominial.
A participação ativa, harmônica e entrosada cria uma redoma que protege aquela micro sociedade em várias frontes de batalha:
Impede a prevalência de condôminos agressivos, interesseiros
Impede o abuso de poder do síndico
Concede segurança jurídica nos atos e na consolidação das normas coletivas
Resulta em ações mais rápidas e eficazes em situações de crises
O empoderamento comunitário pode ser promovido de várias formas, como por exemplo: 1. Eventos coletivos em datas especiais e no aniversário do condomínio
2. Promoção de network entre os condôminos e moradores
3. Criação de grupos de interesse: Tutores de Pets, Jovens, Ciclistas, Pais e Mães, dentre tantos outros
4. Promoção da identidade dos funcionários: Apresentar cada um, promover o respeito e o valor junto e para o coletivo.
5. Publicação de atos administrativos, conquistas, bons resultados
6. Estética, som ambiente, iluminação, limpeza e conservação, aspectos do ambiente que tem potencial de introspecção na concepção daquela ambiente, conforme o sentimento e a condição psicológica de cada indivíduo.
Quanto mais comunhão, mais compreensão, respeito e potencial de socialização.
Quanto mais valor, mais cuidado, mais carinho e apreço na conservação do bem comum.
Reflita, reafirme ou aprimore seus conceitos de relacionamento social e de reconhecimento do seu bem, que se estende do apartamento ao portão de entrada, dos muros laterais as paredes da sua casa, da torneira a lâmpada, da grama ao concreto.


Comentários